Programa de atenção plena

semana 3

TEMA DA SEMANA: “Enquanto você estiver respirando, tem mais coisas certas com você do que erradas” - Jon Kabat-Zinn

Nesta terceira semana do nosso curso de atenção plena, fica o convite: você também é capaz de prestar atenção em tudo o que há de positivo e certo na sua vida? Vamos assistir o vídeo incrível de Alison Ledgerwood, uma psicóloga da Universidade de Davis na Califórnia que nos mostra o quanto passamos a maioria de nosso tempo focados em pensamentos negativos e - o melhor de tudo - como podemos mudar esse padrão. Nossa atividade informal foi desenvolvida por ela e tem dado ótimos resultados na qualidade de vida das pessoas que a praticam na Califórnia.

E com o tema dessa semana, segue mais uma definição da atenção plena, por Jon Kabat-Zinn: “Mindfulness, é a porta de entrada para a total dimensão de ser humano e de estar vivo”. E outra: “Eu vejo mindfulness como uma relação amorosa com a própria vida, com a realidade e imaginação. Com a beleza do seu próprio ser, com seu coração, seu corpo, sua mente e com o mundo”.

É hora de mergulhar no seu coração, na beleza de seu ser e na beleza do mundo. Boa prática!

Prática principal

 

  • Link para escutar a meditação guiada no site ou fazer download: www.semeandopaz.com/voz

  • Praticar seis dias da semana, realizando o movimento consciente (ioga) pelo menos duas vezes. Nos outros dias, pratique a respiração, ou o escaneamento corporal. Ou você pode combinar essas práticas diariamente (ioga seguida por escaneamento corporal ou por respiração).

  • Se preferir e já tiver concentração suficiente, pode realizar o escaneamento e a meditação da respiração sem áudio. Se assim for, apenas coloque um despertador baixinho para controlar o tempo. Se decidiu meditar por ‘x’ minutos, cumpra sua decisão.

2.  Práticas informais

 

2.1) Cultivando e anotando a gratidão

 

Use a atenção plena durante suas atividades cotidianas, lembrando-se também de vivenciar sentimentos ou acontecimentos positivos em um estado alerta e de plenitude. No fim do dia, anote três acontecimentos ou coisas positivas que aconteceram durante o dia. Note também o que há de positivo em você, e não só nos acontecimentos externos. Você pode também fazer esse exercício com um amigo ou membro da família no fim do dia. Falando sobre os acontecimentos ao invés de anotar.

 

2.2) Alimentação consciente

 

É simples assim: se está comendo, simplesmente coma. Desligue a TV ou o celular e coma em silêncio. Olhe para sua comida, notando todos seus detalhes. Cheire sua comida antes de comer. Se for comer algo com a mão, como um pão ou fruta, note a textura. Explore sua comida como uma criança, como se fosse a primeira vez em que está comendo aquele alimento. Esteja ciente de cada mordida, de cada mastigação, de cada movimento da boca e da língua. Deixe o garfo descansar no prato e só suba o garfo à boca novamente após você ter engolido totalmente o último pedaço de comida. Até onde você consegue sentir a comida indo dentro de seu corpo? Quais são os sentimentos, pensamentos e emoções que você geralmente engole com sua comida, sem notar?

3. Vídeo da semana