mindulness

vivendo em plenitude. vivendo o agora.

Estudos científicos realizados em Harvard revelam que, em média, as pessoas passam 53% do tempo vivenciando o presente, ou o que estão fazendo - e 47% do tempo divagando. "A mente humana é uma mente dispersa, e uma mente dispersa é uma mente infeliz" - concluíram os pesquisadores.

Praticar mindfulness traz nossa mente para o presente. Durante o curso, os participantes aprendem a praticar e, muitas vezes, reencontrar contentamento em atividades simples como tomar banho, caminhar, estar presente para o convívio social e comer com consciência.

A ciência tem comprovado que mindulfness pode ser usado para tratar ansiedade, estresse,  mágoas, tristeza, doenças e dores crônicas, problemas gastro-intestinais, asma, dores de cabeça, doenças do coração, pressão arterial elevada, ataques de pânico, recaídas de depressão, distúrbios alimentares, problemas de sono, distúrbios pós-traumáticos e muito mais.

a história e o uso

GRANDES EMPRESAS E INSTITUIÇÕES DE SAÚDE USAM O PROGRAMA

Mindfulness é a consciência que surge quando prestamos atenção, com propósito, no momento presente, sem julgamentos. É saber o que está acontecendo em sua mente". Essas são as palavras de Jon Kabat Zinn, o biólogo norte-americano que adaptou técnicas budistas de meditação para um contexto laico (sem conteúdo religioso), assim criando o primeiro programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness.

 

Em 1979, Jon começou a aplicar mindfulness em pacientes que sofriam de problemas crônicos e não respondiam bem a tratamentos convencionais na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts. Desde então, centenas de estudos documentaram os benefícios físicos e mentais da prática e inspiraram diversas escolas, prisões, hospitais e empresas a adotar o programa. 

No Reino Unido, mindfulness já é usado pelo sistema de saúde público como tratamento preventivo a recaídas de depressão. Grandes empresas como Google, Facebook, Twitter e Goldman Sachs oferecem mindfulness a seus colaboradores como uma ferramenta de bem-estar e inteligência emocional.

fácil, simples e diverso

sorria, você está meditando

Se você está lendo este site e pensando que mindfulness é ficar sentado em monotonia, você, definitivamente, se enganou.

 

O curso de oito semanas oferece uma grande variedade de práticas de atenção plena com foco na respiração, no caminhar, nas sensações do corpo e em leves movimentos corporais que podem ser praticados por adultos de qualquer idade.

Além disso, os alunos recebem áudios e outros materiais que facilitam a prática em casa.